:::Fantoches nunca mais::: "Alea jacta est!"

Política,sociedade e cultura.Para resumir em três tópicos seriam estes os temas pelos quais queremos sempre gerar uma polêmica ou expor nossos pensamentos.Todavia, no blog também há espaço para as coisas do coração,da alma e da vida que enxergamos de maneira peculiar e reagimos de maneira muito mais ímpar ainda.Aqui está aberto o espaço para nossas idiossincrasias.Boa leitura

terça-feira, agosto 01, 2006

Recado brasileiro

(*)Giordana Gomes de Moura

Numa corrida rumo à vitória, torcidas se desesperam ao clamar por seus times. Onze homens uniformizados, treinados para seguir uma bola e acertá-la no gol, movem multidões. Enquanto ocorre a partida, e até mesmo antes e depois dela, os torcedores liberam por total a energia, a fé, a agonia e muitas vezes a violência.
Para que haja um jogo de futebol, toda organização é necessária, desde a venda de ingressos correspondentes ao número de lugares disponíveis, até a reforçada presença de policiais para conter a expressa discórdia entre grupos rivais, por almejarem uma coisa só, uma vitória incindível. A algazarra aproveita a situação para se manifestar, e inicia-se aos pontapés, concluindo até mesmo em disparos de balas de fogo esta grave perseguição. Os policiais correm com seus “cacetetes” e os torcedores, tomados por uma ira perversa e irracional, brigam entre si, brigam com as grades, destroem estádios, pessoas, são destruídos, enfim, subvertem o verdadeiro sentido desta competição esportiva.
É incrível esse tipo de comportamento animalesco, brutal. Apesar de inadmissível, é de se indagar o que levaria seres que se dizem humanos a este tipo de prática deplorável. Talvez seja um efeito do desejo de fazer violência, do desejo de tê-la em suas redondezas, ou até mesmo uma revolta contra si mesmo, contra sua positiva insignificância. Os ditos seres destroem a festa, o sonho, a tradição; destroem as famílias, o mito; destroem vidas,vidas estas que ao destruírem o fazem sem temer,sem penar,talvez por pensarem que tais vivas são tão repugnantes e maléficas quanto as suas, ou talvez até por não pensarem nada.
A magia dos estádios nos dias de domingo, da garra envolvente dos jogadores, do apoio indispensável das torcidas, da alegria, do lazer, tudo isso está sendo -em um grito de guerra, num berro avassaldor- destruído.


Giordanadireito@hotmail.com

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Giordana, parabéns pelo seu texto uma descrição do que tem ocorrido nos estádios de futebol.
Bem recentemente vimos nos noticiários a vitória do flamengo na copa do Brasil. E ainda, a violência entre torcedores e policias que, confesso, me aterrorizaram, pois deveria ser um dia de muita alegria e não de empurrões, murros e pontapés. É incrível q no esporte um momento q deveria ser de lazer observamos, na verdade, muita violência. Penso que deveriam ser tomadas medidas a fim do término destes episódios de violência.

terça ago. 01, 10:56:00 da manhã 2006  
Anonymous Anónimo said...

Oi Giooo!!!
"ESPORTE É VIDA"
Tudo isso que esta acontecendo nos estádios contradiz essa frase. O estádio hoje é uma arena, so q os gladiadores estão nas arquibancadas, enquanto os jogadores assistem esses atos de selvageria e violência gratuita.
O mais incrível, é q ninguem parece ter uma solução para isso, e se tem, esconde, pois deve estar lucrando com isso de alguma maneira.

Bjo pra tu Giooo!!!
Ângelo

terça ago. 01, 11:55:00 da tarde 2006  
Blogger Luiz Elias said...

Gio...

Você com seus ótimos textos como era de se esperar.
Acredito que o futebol (assim como todos os esportes) tem dois lados bem distintos, o da magia onde duas equipes tentam dar o melhor de si e o outro lado da violência deplorável que vemos não só em nossos país (já que é possível ver espetáculos reprováveis como estas em muitos países, inclusive nos ditos países desenvolvidos).
Espetáculos onde animais como os que protagonizam acessos de violência e brutalidade nada tem a ver com o futebol, esporte que deve ser guiado pelo que a FIFA chama de fair play (jogo limpo).
Isso não é futebol, é pura brutalidade vindas de mentes insanas e criminosas que buscam afirmar sua pretensa masculinidade com espetáculos que devem ser punidos e nunca esquecidos.

sexta ago. 04, 05:13:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

<< Home