:::Fantoches nunca mais::: "Alea jacta est!"

Política,sociedade e cultura.Para resumir em três tópicos seriam estes os temas pelos quais queremos sempre gerar uma polêmica ou expor nossos pensamentos.Todavia, no blog também há espaço para as coisas do coração,da alma e da vida que enxergamos de maneira peculiar e reagimos de maneira muito mais ímpar ainda.Aqui está aberto o espaço para nossas idiossincrasias.Boa leitura

domingo, outubro 23, 2005

30 anos sem Herzog

(*) Luiz Elias Miranda


Trinta anos atrás (1975, eu não era nem nascido) era assassinado pela ditadura num porão do DOI-CODI Vladmir Herzog, jornalista paulista filiado ao PC do B (Partido Comunista do Brasil), entre a imprensa nacional ele era uma das poucas vozesque ousava levantar-se contra os absurdos da ditadura que manteve o povo distante do poder por mais de vinte anos. Como resultado de sua coragem, Vladmir foi preso e finalmente assassinado. Quando a sua vúiva Clarisse (a mesma que e citado na música 'o bêbado e equilibrista' do João Bosco e Aldir Blanc) teve acesso ao laudo da autópsia chegou a conclusão que ele foi forjado de uma maneira ridícula que indicava um pretenso suicídio.
O assassinato de Herzog foi um passo importante para a redemocratização de nosso país, um verdadeiro herói que nos ensinou ( e ensina ainda hoje) a lutar por um país justo, democrático, que seja um lugar melhor para viver e, principalmente, livre.
Após sua morte, foi celebrado um imenso culto na praça da Sé (reunindo católicos, protestantes e judeus), todos estranharam a iniciativa do cardeal D. Paulo Evaristo Arns em celebrar esse culto em memória de Herzog visto que padres nunca celebram em sufrágio de mortos 'suicidas', com isso o recado foi dado e de onde Herzog estivesse, tenho plena convicção que estaria satisfeito, pois sua morte não foi em vão e a partir daquele momento seu país caminhava mais firmemente em direção à liberdade que se concretizaria com a eleição de Tancredo Neves em 1985.
(*) Luiz Elias é estudante de direito.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

...Oi Luiz F...... parabéns pelo texto... bjux ;*

domingo out. 30, 01:36:00 da tarde 2005  

Enviar um comentário

<< Home