:::Fantoches nunca mais::: "Alea jacta est!"

Política,sociedade e cultura.Para resumir em três tópicos seriam estes os temas pelos quais queremos sempre gerar uma polêmica ou expor nossos pensamentos.Todavia, no blog também há espaço para as coisas do coração,da alma e da vida que enxergamos de maneira peculiar e reagimos de maneira muito mais ímpar ainda.Aqui está aberto o espaço para nossas idiossincrasias.Boa leitura

sexta-feira, agosto 05, 2005

Para' Iwa

(*) Luiz Elias Miranda


Hoje terei de ser um pouco bairrista, tenho que homenagear minha terra, na minha opinião, o mais belo lugar do mundo.
A Paraíba 'nasceu' no dia cinco de agosto de 1585 (dia nossa senhora das neves), depois de mais de dez anos tentando, as forças da coroa portuguesa conseguira conquistar a Paraíba construíndo uma fortaleza no estuário no rio Paraíba (palavra originária do tupi, Para'Iwa significa "rio imprestável para navegação) e como era o dia de N. Srª das Neves, a fortaleza que daria origem à cidade foi batizada como Filipéia de N. Srª das Neves (filipéia pelo fato de Portugal estar sob o domínio espanhol - alguém lembra da união ibérica? - e consistir numa homenagem ao rei da Espanha Felipe II).
Poucos anos após a conquista e o estabelecimento da Capitania real da Parhayba, a região foi dominada pelos holandeses, com o aval de Maurício de Nassau (a bicha louca da cia das índias ocidentais), o governador Helias van Heckmann modificou o nome da cidade para FrederickStaadt (a cidade de Frederico, rei daHolanda na época).
Após a retomada do território pelos portugueses, a cidade voltou a chamar-se Parahyba até 1930, ano em que foi assassinado o presidente do estado, João Pessoa (assassinato este que serviu como estopim para arevolução de 1930 e que abriria as portas para Getúlio Vargas tomar o poder e mais tarde decretaro Estado Novo).
Bem, A minha Paraíba pode não ser o melhor estado do país para se viver, nem ser o mais rico. Ao contrário, é lugar bem pobre, onde a distribuição de renda é bem desigual, muitas pessoas não têm as oportunidades que todos deveria ter, mas eu insisto, sou apaixonado por este lugar. Mesmo com todos os seus problemas, não deixo de achar a Paraíba um dos lindos lugares do mundo (se não for o mais...), de uma beleza singular, de um povo alegre apesar de tudo.
Em outras palavras, só quero dizer: parabéns Paraíba nos seus 420 anos!!!
(*) Luiz Elias é estudante de direito e paraibano fanático. e-mail miranda_pb@hotmail.com

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

opa mano, estou de acordo, paraiba é linda demais, lugar de pessoas 100%, vc Luiz é demais, belas palavras, abração

domingo ago. 07, 08:52:00 da tarde 2005  

Enviar um comentário

<< Home