RUMUAL ÉKISSA!!!
(*)Sidney Duarte
Quatro anos se passaram e mais uma Copa do Mundo de Futebol se aproxima...
O Brasil inteiro se agita, vibra e grita numa só voz para o mundo inteiro ouvir que seremos hexacampeões...
Ridículo.
Uma vez quase fui espancado por expor esse meu ponto de vista para alguns amigos. Eles me xingavam e questionavam como era possível eu viver no Brasil e detestar futebol, Copa do Mundo... Por fim, os “hooligans” tiveram a audácia de dizer que eu não era patriota.
Foi aí que me vi obrigado a defender-me, com palavras, é óbvio.
Pedi primeiramente que analisassem o que eu estaria a falar como pessoas que vêem um jogo de xadrez do lado de fora, e não como jogadores do mesmo.
Com toda a moderação que pude reunir naquele momento, comecei a minha réplica.
“- E agora ouviremos o Hino Nacional Brasileiro!”.
Depois com tom de sarcasmo eu digo: Meu Deus! Como são patriotas! Todos eles REALMENTE dão o devido respeito à Bandeira e ao Hino Nacional.
É COMOVENTE ver na televisão aquela multidão de alienados conversando, pulando, gritando, batendo palmas, mostrando cartazes como “Mãe, eu tô na Globo!!!”, “Filma ‘nóis’, Galvão!!!” e coisas do tipo enquanto o Hino Nacional é executado, seguido das exclamações “Que coisa linda!!!” do famoso narrador esportivo.
É revoltante ver que todas as pessoas esquecem seus problemas, de suas famílias, cidades, estados e por fim do país. Nada mais interessa ao povo senão ser hexacampeão!
Quanta ignorância...
O termo Roma Antiga lhes lembra algo? Lembram de como era “fascinante” ver os gladiadores lutando e se matando enquanto a população morria de fome? Ao meu ver o que ocorre aqui no Brasil só muda de nome.
Diante de tudo isso, chego a conclusão de que o brasileiro definitivamente NÃO é patriota. Torcer pelo BRASIL é uma coisa. Torcer pela SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL é outra TOTALMENTE diferente.
Brasileiro não gosta de seu país, gosta mesmo é de futebol, cerveja e mulher seminua nas novelas (essa última eu também abomino). Brasileiro quer é mais um motivo pra festa! Se brasileiro amasse seu país, pelo menos votaria direito.
É por essas e outras que eu não preciso assistir jogo de futebol, muito menos Copa do Mundo para me achar patriota.
Semana passada eu tomei uma decisão: Vou comprar uma camisa da Seleção Argentina de Futebol.
Antipatriota? Eu? Que nada! Apenas acho que verde e amarelo não ficam tão bem em mim quanto azul e branco. Para mim a camisa da Seleção Argentina é uma camisa como qualquer outra, até porque as cores azul e branco também estão presentes em nossa Bandeira. O fato de vestir uma camisa cuja maioria acha não ser a mais adequada para o momento é exatamente o inverso que ocorre com os imbecis que se dizem patriotas apenas por gritar gol e vestir uma camisa da Seleção Brasileira. O que vale é o sinto e faço por meu país, não importa o que eu vista.
“Ó Deus, perdoe-os! Eles não sabem o que fazem...”.
(*)Sidney Duarte é estudante de Zootecnia pela UFPB. E-mail: sj_demolay@yahoo.com.br
3 Comments:
ham esse texto tah muito foda e fala o q acontece de verdade no brasil,vlw sidney´parabens!!!
concordo totalmente com sua opiniao
bjuss =***
quero deixar bem claro para alguns amigos que o problema abordado no texto não é o fato de eu não gostar de futebol, e sim os caras dizerem que eu não sou patriota EXATAMENTE pelo fato de não gostar de futebol, entendem? o texto em si é a réplica pra as pessoas que me disseram isso, pois tudo que eu falei só prova PRA ELES que ELES é que não são nem um pouco patriotas. o "brasileiro" cujo me refiro no texto se refere aos caras lah e gente do tipo, pois se eu me referisse diretamente a eles eu sairia na porrada.
resultado: ficaram todos sem argumento.
nada contra quem gosta de futebol, mas sim quem confunde gostar de futebol com patriotismo sem nem mesmo saber o que é ser patriota.
Legal teu ponto de vista, eu sempre pensei nisto. Mas infelizmente nosso povo ainda é muito controlado pela mídia. Tudo que é bonito e colorido vende muito mais. Ainda vai demorar para que a razão verdadeira possa esclarecer estas pessoas que não sabem pensar por si próprias.
Enviar um comentário
<< Home