Revolução política
(*) Diorindo Lopes Júnior
A sociedade brasileira tem, neste ano de 2006, uma excelente oportunidade de chacoalhar e renovar o Legislativo Nacional. Basta votar para as Assembléias Legislativas e Câmara Federal em candidatos que morem, se não em suas cidades, bastante próximos a elas.
Sabendo onde moram os eleitos, os eleitores poderão fiscalizá-los e cobrá-los mais atentamente. Reivindicar que trabalhem por verbas do Orçamento Federal necessárias ao desenvolvimento do município e região. Dinheiro adicional para escolas e hospitais, obras sociais e desportivas, saneamento básico, etc.
Em anos assim, é comum aventureiros visitarem municípios prometendo sonhos e cabalando votos. Eleitos, nunca mais aparecem - ou melhor, aparecem, mas só nas outras eleições. Elegendo um candidato em que se possa ir à casa dele, reivindicar ou reclamar, o eleitor estará cumprindo sua cidadania.
(E, tomara!, ajudando a evitar que mensalistas negociem em seus próprios benefícios os interesses do povo)
E é bom também lembrar que, em anos assim, com as atenções voltadas para essas eleições, as administrações municipais costumam botar suas manguinhas de fora para a prática de práticas nem sempre muito corretas...Assim sendo, cidadão: um olho no gato, o outro no peixe.
(*) Diorindo Lopes Júnior ( www.diorindo.jor.br ) é jornalista. São Paulo - SP
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home