:::Fantoches nunca mais::: "Alea jacta est!"

Política,sociedade e cultura.Para resumir em três tópicos seriam estes os temas pelos quais queremos sempre gerar uma polêmica ou expor nossos pensamentos.Todavia, no blog também há espaço para as coisas do coração,da alma e da vida que enxergamos de maneira peculiar e reagimos de maneira muito mais ímpar ainda.Aqui está aberto o espaço para nossas idiossincrasias.Boa leitura

quinta-feira, novembro 11, 2004

Oh Frei Damião!

(*) Giordana Gomes Moura

Um dos maiores líderes religiosos da região Nordeste, que em suas missões por toda essa área sempre reuniu multidões emocionadas diante de seus sermões, Frei Damião foi um marco para as gerações que ouviram falar dos grandes feitos por ele praticados. Dizem até que o frei operou milagres, sendo intitulado como "santo" por alguns; inclusive li no jornal de Domingo que ele havia previsto a tragédia ocorrida numa determinada barragem, previsão esta feita muitos anos antes da ocorrência do drama.

Lembro-me de minha infância aqui em Guarabira, quando na catedral, próxima a minha casa, reunia-se um incalculável número de pessoas para louvar a presença daquele quase "Deus". Eram cds, fitas k7, todos com músicas de devoção a frei, sendo uma delas com um refrão que entre outras coisas dizia enfaticamente: "-Oh Frei Damião...." As pessoas choravam, apoiavam sua fé no poder majestoso que aquela figura representava. Eram tantos turistas que a padaria do meu pai foi esvaziada, aliás foi muito bom para o comércio local a visita de Frei Damião, alguns comerciantes até afirmam terem mudado de vida após sua passagem por aqui.

O citado frei não mais retornou, mas uma homenagem à ele foi erguida: um colosso de 34 m de altura, a 2° maior estátua do Brasil tendo ao seu redor a disposição das 15 estações da Via Sacra, além de lanchonete, amplo estacionamento, entre outras coisas neste local conhecido por "Parque Memorial Frei Damião"; tamanha é essa homenagem que faz circular um turismo religioso interessante para a cidade. Esse preito se estendeu tanto ao ponto que alguns políticos propuseram que fossem colocadas em cada rua estátuas do frei (em um tamanho menor que a citada), mas os moradores (de bom-senso) foram buscar o direito de não ter essa simbologia em suas portas, até mesmo para não banalizar a figura religiosa.

A adoração continua e os peregrinos pagam promessas atravessando os três quilômetros que separam o centro da cidade do Memorial, portando terços, fitinhas, ao acompanhamento de cantigas (muitas vezes até com camisas padronizadas). Mas para aqueles que não quiserem andar tanto, basta ir ali próximo à rodoviária, pois há uma estátua do "santo frei". A única dúvida é se ela está ali para pedir carona, atrapalhar a visibilidade (como dizem), para ser "garoto propaganda" de comércios das proximidades... enfim, seja qual for sua utilidade nela se encontra representada a imagem do eterno "Frei Damião".


(*)Giordana Gomes de Moura (Gio) é acadêmica de Direito pela UEPB. email: giordanadireito@hotmail.com

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gio.. interessante seu texto.
Queria muito ter a oportunidade de conhecer Guarabira pra saber, realmente, do que você está falando...
Mas.. oportunidades virão pra isso, ne mesmo? Não descarte nunca a possibilidade de ver Samarinha andando pelas ruas de Guarabira um dia qualquer! :D
Bjao minha amiga! Saudades..
Samara

quinta nov. 11, 10:53:00 da tarde 2004  
Anonymous Anónimo said...

Gio, agora hei de discordar com vc em alguns aspectos.
Primeiro, não quero dizer aqui que frei Damião foi isso ou aquilo ou julgar seus méritos, isso vai de cada um.O que quero mostrar, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é que a estátua de frei Damião encravada numa das mais belas serras que circundam nossa pequena urbe não vai trazer o tão esperado "progresso" que muitas pessoas pensam.O que vai acontecer, coisa mais que provada se tivermos como exemplo a cidade do Juazeiro terra da estátua do Pe. Cícero, não será nada parecido com o progresso, acontecerá a multiplicação das favelas(cerca de 5 mil pessoas ficam por ano no Juazeiro)e comércio nenhum do mundo evoluiu vendendo fitinhas e miniaturas de santinhos.O ramo hoteleiro não irá pogredir pois os romeiros dormem(quando dormem) em seus ônibus, os restaurantes não verão diferença, pois romeiro que é romeiro leva a "bóia" feita já de casa.No mais é isso, belo texto relatando as passagens do Frei por nossa cidade, lembranças também de minha infância, de menino sujinho de calção rasgado correndo feito um louco pra ver a comitiva do frei passar pela pista próxima a minha casa.

Bjos

Henrique

sexta nov. 12, 09:18:00 da manhã 2004  
Anonymous Anónimo said...

Oi Gio!!!

É maravilhoso para a cidade ter uma estátua, ou melhor, um santuário de um ícone religioso tão importante como Frei Damião. Penso que tudo isso vai ser bom para o comercio e para a cidade como um todo, mas nada de extraordinario. O mais importante é que o real significado da imagem prevaleça.

Ei, vamos combinar com a galera pra ir la de novo...e dessa vez você vai viu?

Big kiss for you my dear!!!!

Ângelo

sexta nov. 12, 01:09:00 da tarde 2004  
Blogger Luiz Elias said...

Gio, ótimo texto. Mostra como a religião pode e é lucrativa para algumas pessoas que podem dela tirar proveito.

sábado nov. 13, 02:29:00 da tarde 2004  
Anonymous Anónimo said...

Além do frizado por Elias sobre o aproveitamento financeiro em cima de ensinamentos religiosos,e também da ilusão de progresso,como foi dito por Henrique há também uma ênfase à grande mancha que denigre o ideal de determinada religião:a idolatria.Essa estátua posta de maneira inédita na cidade,infelismente representa a mácula em que está a falta de discernimento que se transforma em idolatria à figuras que acabam,por uma situação ou um belo feito,sendo intituladas de santos pelo povo.Povo este que venera aquela imagem gigantesca e preservam costumes distorcedores dos valores verdadeiros.

segunda nov. 15, 01:35:00 da tarde 2004  
Blogger Luiz Elias said...

Sobre esta imensa idolatria, é verdade que o povo sem discernimento proclama alguns fulanos santos. Só para lembrar, já que esta idolatria é apoiada pela igreja católica local, tanto frei damião como o Pe. Cícero não estão no "rol dos santos" da igreja romana, e sendo mais específico, Pe. Cícero foi excomungado pela cúria romana, e sau excomunhão não foi revogada....

segunda nov. 15, 03:38:00 da tarde 2004  
Anonymous Anónimo said...

Ae pessoal!Obrigada pela participação de vcs por aqui!É um prazer imenso dividir um pouquinho do que escrevo c vcs!até mais!Gio

quinta nov. 18, 01:24:00 da tarde 2004  

Enviar um comentário

<< Home